Finanças para mulheres – 5 dicas de coaching financeiro

Quando o assunto é dinheiro ou Educação Financeira, ainda hoje a maioria das pessoas simplesmente evita o diálogo, foge do assunto, se estressa só de ouvir falar ou então fica adiando e adiando a espera de uma melhor hora que nunca chega.

Você conhece alguma pessoa que se encaixe nesses exemplos?

Bem, para essas pessoas tenho uma boa e uma má notícia. A boa é que sempre existirá um amanhã. E a má é que o amanhã é sempre fruto das suas escolhas e ações de hoje.

Em outras palavras, se você quer melhorar as suas finanças de amanhã, precisa parar de procrastinar as suas ações e começar a pô-las em prática hoje mesmo, partindo do ponto onde você está hoje e focando no ponto aonde você quer chegar.

O conteúdo deste artigo serve tanto para homens como para mulheres, porém tenho notado que atualmente as mulheres estão buscando muito mais que os homens melhorar a sua Educação Financeira e começar a investir.

A mulher, de uma forma geral, tem um perfil mais conservador e protetor, ela pensa mais a longo prazo, pensa mais na família, em seu futuro e daqueles que ama. É comum a mulher se arriscar menos, porém, munida das informações e estratégias certas, ela pode construir uma vida de prosperidade, segurança, bem-estar e conforto para si mesma e seus entes queridos.

Organizamos um conjunto de 5 dicas simples e eficazes de Coaching Financeiro que irão lhe ajudar a dar o seu passo inicial rumo a vida financeira que você busca e deseja. Vale sempre lembrar que teoria sem prática não leva a nada e não transforma a vida de ninguém. Portanto, se você quiser mudar a sua vida financeira para a melhor, precisará mudar alguns hábitos, tomar atitudes e colocar as dicas abaixo em prática.

Finanças para Mulheres – 5 Dicas de Coaching Financeiro

1- Organização e Controle

  • Você precisa começar a organizar as suas finanças agora mesmo, com a renda e as contas que você tem neste momento. Não é para ficar esperando chegar o dia que sua renda estará maior ou que você terá eliminado algumas continhas. É para começar já, AGORA!
  • Anote no seu caderno de finanças ou na planilha, todas as suas fontes de renda e seus respectivos valores. Anote também cada uma das suas despesas e procure separá-las por categorias: Despesas Obrigatórias Fixas, Obrigatórias Variáveis, Não Obrigatórias Fixas e Não Obrigatórias Variáveis. Desta forma você terá uma melhor visualização de onde está gastando a mais ou a menos e onde você pode fazer os ajustes necessários para alcançar seus objetivos.
  • Lembre-se que normalmente você só recebe uma vez por mês (mesmo empreendedores devem se organizar para si pagarem periodicamente e não todos os dias), mas que normalmente gasta dinheiro todos os dias. Sendo assim, tenha sempre a mão um caderninho para anotar suas despesas diárias e seja disciplinada com isso, pois são os detalhes que fazem as grandes diferenças.

2 – Planejamento de Metas e Objetivos

  • O primeiro passo é você organizar o que você já tem. O segundo é começar a planejar o que irá fazer com o seu dinheiro e também o que irá fazer para conseguir mais dinheiro.
  • Procure definir suas Metas e Objetivos com um bom tempo de antecedência e economize dinheiro para poder gastar com o que deseja e lhe dá prazer.
  • Sabendo quanto você tem de renda mensal e quanto você normalmente gasta por mês com suas despesas básicas, o próximo passo é definir se precisa fazer economias ou se precisa gerar mais renda para alcançar os seus objetivos.

3 – Estratégia de Ação

  • Agora que você já organizou suas contas e já definiu seus planos, você precisa elaborar uma estratégia para alcançá-los, encontrar um caminho que lhe permitirá conquistar o que deseja.
  • Aprenda a analisar as informações da sua planilha financeira e identificar se o que precisa é gerar economias ou aumentar sua renda. Em alguns casos você poderá estar gastando demais sem necessidade, busque opções que lhe ajudem a economizar. Em outros casos é possível que o caminho seja gerar novas fontes de renda, daí é preciso ver dentro das suas possibilidades, como isso pode ser feito.
  • Pergunte a si mesma – O que eu posso fazer para aumentar minha renda? Que serviços eu posso prestar? Que produtos eu posso vender? Quem pode me ajudar como parceiro ou me orientando? O que eu preciso Agora para resolver esta situação?
  • De acordo com os seus planos e data na qual deseja realizar seus objetivos, procure começar já a guardar dinheiro para quando chegar o momento, você poder pagar tudo a vista, evitar juros de parcelamentos, conseguir descontos e ainda evitar o estresse emocional de ficar com dívidas após o seu momento de prazer e conquista.
  • Calcule quanto você precisa guardar de dinheiro por mês para no tempo desejado você ter o valor necessário e não precisar recorrer a empréstimos de tipo nenhum.
  • Se for fazer algum empréstimo, mesmo para negativado, que seja para investir em algum negócio e pagar o empréstimo com a renda que o próprio negócio gerar.

4 – Gerenciamento Emocional

  • Para algumas mulheres, fazer compras é praticamente uma terapia. Se este for o seu caso, releia as dicas 1, 2, 3 e aplique-as em sua vida com disciplina e determinação.
  • Você pode fazer suas compras e curtir o seu prazer, a sua diversão. Você pode e deve aproveitar tudo do bom e do melhor. E você pode fazer isso com muito mais qualidade, prazer e ainda gastando menos, desde que se organize, se controle, planeje o que deseja fazer e busque a melhor estratégia para você.
  • O que você acha de ao invés de comprar tudo baratinho no shopping popular (nada contra), você começar a se organizar para fazer uma viagem para outros estados ou países e fazer suas compras em alto estilo, curtindo também os prazeres de uma boa viagem?
  • Antes de comprar algo por impulso, respire fundo, conte até 10 e pergunte a si mesma – Eu realmente preciso desta coisa? Eu preciso disso agora? Eu posso adiar um pouco esta compra e quem sabe encontrar um outro produto de mesma qualidade e menor preço? Qual o benefício que esta compra irá me trazer agora? E se eu puder obter um prazer e benefícios ainda maiores fazendo esta compra num outro momento, de forma mais planejada, organizada e estratégica. Vale a pena adiar um pouco?
  • Colocar esta última dica em prática pode lhe proporcionar grandes economias para suas conquistas e livrar você daquela sensação de arrependimento após uma compra desnecessária.

5 – Orientação Profissional

  • Por fim, busque sempre estar se informando, leia artigos sobre Educação Financeira, leia livros e assista vídeos sobre Finanças Pessoais, participe de palestras, cursos e workshops a respeito, contrate um Coach Financeiro ou outro profissional especializado para lhe ajudar.
  • Muitas vezes o caminho que irá lhe proporcionar os melhores resultados e no mais curto tempo é justamente o de buscar o auxilio de um profissional especializado, que poderá lhe orientar pelos melhores caminhos. Quando você é bem orientada você vai direto nos pontos certos, evitando erros comuns e perdas de tempo e dinheiro desnecessárias.

Com as dicas acima você já pode dar os seus primeiros passos rumo a prosperidade e conquista dos seus sonhos e objetivos.

Caso precise de alguma orientação mais específica e personalizada é só entrar em contato.


Ligue (11) 3110-1403 | (11) 4172-2630 | (11) 4117-2513