Especialistas da Serasa dão dicas para evitar fraudes cometidas com informações expostas em redes sociais

Especialistas da Serasa dão dicas para evitar fraudes na aquisição de Empréstimo mesmo Negativado

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude do Consumidor, julho registrou 174.137 tentativas de fraude de identidade, o que significa uma tentativa de fraude a cada 15,4 segundos no país. Dados pessoais, fotos e publicações que expõem o estilo de vida do usuário da rede são importantes armas para fraudadores prepararem seus golpes

A fraude de identidade – em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos – pode ser facilitada quando o usuário de redes sociais expõe demasiadas informações pessoais ou deixa de tomar cuidados básicos ao acessar suas páginas, alertam os especialistas da Serasa. Utilizar redes Wi-Fi não confiáveis, clicar em qualquer link sugerido sem desconfiar da procedência ou usar senhas demasiadamente óbvias, como datas de aniversário, nomes de bichinhos de estimação ou de pessoas da família, são alguns dos erros mais comuns.LOGO ESTOUNEGATIVADO QD350

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude do Consumidor, julho registrou 174.137 tentativas de fraude de identidade. O número representa uma tentativa de fraude a cada 15,4 segundos no país. “Muitos usuários de redes sociais facilitam a vida dos criminosos, disponibilizando dados fundamentais para a armação de golpes como esse”, alerta Julio Leandro, superintendente do Serasa Consumidor. “Muitas vezes, a vaidade de exibir pertences, lugares visitados e o próprio estilo de vida se transformam em um relatório que o golpista necessita para planejar o delito.”

Indicador

Em relação a junho de 2015, quando o indicador apontou 157.729 tentativas de fraude, houve alta de 10,4%. Em relação a julho de 2014, houve queda de 3,7%. No acumulado do ano de 2015 foram registradas 1.153.410 tentativas de fraude, ligeira queda de 0,1% na comparação com o mesmo período de 2014, quando o número era de 1.154.596. De acordo com economistas da Serasa Experian se, por um lado, os fraudadores estão cada vez mais criativos em encontrar novas formas de aplicar seus golpes, por outro, a recessão econômica e a queda dos níveis de confiança tem afastado os consumidores do mercado, gerando menos alvos potenciais à atuação dos fraudadores. Desta forma, acaba se produzindo uma relativa estabilidade do número de tentativas de fraudes no acumulado deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Em julho/15, telefonia respondeu por 74.433 registros, totalizando 42,7% do total de tentativas de fraude realizadas, aumento em relação aos 35,5% registrados pelo setor no mesmo período de 2014. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 51.435 registros, equivalente a 29,5% do total. No mesmo período no ano passado, este setor respondeu por 31,4% das ocorrências. O setor bancário foi o terceiro do ranking em julho/15, com 33.655 tentativas, 19,3% do total. Em julho de 2014, o setor respondeu por 24,0% dos casos. O segmento varejo teve 12.684 tentativas de fraude, registrando 7,3% das investidas contra o consumidor em julho de 2015, ligeira queda em relação ao percentual observado em julho de 2014 (7,4%). O ranking de tentativas de fraude do primeiro semestre de 2015 é composto ainda por demais segmentos (1,1%).

Cuidados ao acessar a rede

1 – Só utilize Wi-Fi confiável ao acessar páginas que dependam de login e senha. Esses dados podem ser capturados facilmente caso o dono da rede disponível seja mal intencionado ou se ela estiver sendo monitorada por criminosos.
2 – O mesmo vale para computadores públicos ou de desconhecidos: um hacker poderá descobrir seus dados de login e senha depois que você utilizar o dispositivo.
3 – Só mantenha o Bluetooth ligado quando estiver sendo utilizado, pois o recurso é outra porta de entrada para que hackers obterem suas informações pessoais.

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